terça-feira, 3 de julho de 2012

Resenha: Hikounin Sentai Akibaranger



Eu escrevi um post de primeiras impressões sobre a série que pode ser visto aqui.

O Esquadrão Não-Oficial Akibaranger é a paródia oficial da Toei dos seus Super Sentai. A série é feita para os fãs adultos, portanto, como dizem no fim do episódio, as crianças boazinhas não devem assistir. Segue a sinopse traduzida do The Morphin Grid:

Akibaranger conta a história de três membros de um clube otaku vivendo em Akihabara a "cidade eletrônica". Eles usarão bugigangas criadas por um genial cientista para derrotar uma entidade malévola misteriosa. Mas o seu verdadeiro objetivo é se tornar um sentai oficial. A base dos Akibarangers é um Sentai Café, versão Super Sentai dos famosos Maid Cafés do Japão.



Nobuo Akagi, o AkibaRed (o aka de Akagi é vermelho em japonês), tem 29 anos e é um entregador da S.P.D (Sasaki PomPoko Delivery) e um otaku de Super Sentai. Ele também é um fã hardcore da Aoi-tan do anime Niiyome Academy Z-Cune Aoi, uma paródia de Strike Witches. Mizuki Aoyagi, a AkibaBlue (Aoi significa azul), é uma artista marcial que entra para o grupo para se tornar mais forte. Ela faz o papel de pessoal "normal" da séries, apesar de ela não ser tão "normal" assim. Yumeria Moegi, a AkibaYellow (Yumeria é escrito com os kanjis de amarelo e moe), é uma fã de animes, fangirl de yaoi e cosplayer hardcore que adapta seu jeito de agir e falar de acordo com a fatasia que veste. A chefe deles é Hiroyo Hakase (Hakase significa professor no sentido de pesquisador), dona do Café Base Secreta. Temos também KozuKozu, garçonete do café que sempre usa a roupa civil de uma garota de algum Sentai e a office lady Sayaka Honiden, por quem o Nobuo é apaixonado. Os personagens são muito legais e o jeito que eles interagem é muito bom. Personagens como estes já são meio caminho andado para uma boa série.

Para se transformar eles usam o dispositivo MMZ-01, cujo nome é um trocadilho com Moe Moe Z-Cune, já que o MMZ-01 tem a forma de uma figure da Aoi-tan. O veículo deles é o carro itasha (procurem no google) Machine Itasher, que vira o Robo Itasher. A transformação deles tem uma pegadinha, mas não contarei para não estragar o episódio 1.

Os Akibarangers lutam contra a maligna Corporação Stema Otsu. O objetivo da organização é acabar com Akihabara, distrito que consideram decadente, por causa dos otakus, e transformá-la em uma cópia de um dos outros distritos de Tóquio. Cada kaijin representa um desses distritos, e sua aparência e comportamento são piadas com os outros distritos, já que o show não se limita a zoar Akiba. A líder da organização é a bela MaruCna (maru é círculo e o nome dela é uma piada com o símbolo do copyright). Os soldados Sachiku são salarymen sem rosto.


A produção do programa é de alta qualidade e não fica devendo em nada para um Sentai oficial. Aliás, a série é toda feita, dirigida e escrita por profissionais que trabalham nos Sentai. As lutas são apenas boas, mas se destacam nos episódios em que precisam se destacar. A trilha sonora é mediana e só cumpre seu papel. Os temas de OP e ED valem mais como piadas do que como música, apesar de ficarem na cabeça. Os atores fizeram um ótimo trabalho de interpretação e o timing da comédia estava muito bom. Os suit actors conseguiram captar bem o comportamento dos personagens.


O enredo é surpreendentemente bom, considerando que é uma paródia da maioria dos clichês dos Sentai. Eles chegam ao ponto até de cometer erros de edição só para zoar. Aliás, o fato de a série ser uma paródia é que faz o enredo funcionar. Gostei bastante do final, porque é bem coerente com o enrendo, mesmo que não seja um final que te deixe com aquele sentimento de satisfação.

Os fãs de toku com certeza apreciarão as referências às séries, personagens, atores e produtores da franquia Super Sentai. Akiba tem várias homenagens à series antigas e boas participações especiais. A comédia é muito boa, com inúmeras piadas metalinguísticas e que quebram a quarta parede. Mas a série não se limita a piadas com os Sentai. Eles zoam bastante os otakus e a subcultura otaku japonesa, sem poupar nem mesmo a sua audiência. Como a série é cheia de meninas bonitas, eles colocaram umas piadas mais sensuais e algum fan service, mas nada pesado demais ou que vá ofender alguém.


Essa série foi uma ótima iniciativa da Toei. Não só finalmente fizeram algo para os fãs adultos, mas ainda fizeram uma paródia bem engraçada. Espero que isso incentive a Toei a investir mais em tokusatsus para adultos. Gostaria de ver outra série cômica como essa e também uma mais séria. 

Akibaranger é excepcional. Tem um bom enredo, ótimos personagens e é MUITO engraçada. Fãs de toku não podem perder.

Avaliação: Imperdível

Nenhum comentário:

Postar um comentário